sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Tudo que vai volta. Volta mesmo?

Algumas vezes boas intenções se transformam em atos de bondade, fazemos bem para alguém com uma palavra, um abraço, um ombro pra chorar ou um abrigo. Descobrimos que fazer o bem a outras pessoas é algo realmente bom especialmente se for sincero, planejado ou não, o importante é o sentimento de leveza que temos ao sentir que alguém sorri com a nossa ajuda.
Em algumas situações chegamos a estabelecer laços afetuosos com essa pessoa, pois parece que podemos realmente confiar nela e podemos deixar que ela entre em nossa vida e participe de algumas alegrias, compartilhe alguns momentos. Confiamos e sentimos que isso tem um bom retorno e então podemos dizer que 'estamos em lua-de-mel', a amizade vai muito bem obrigada e tudo o que importa são os sorrisos e os longos abraços.
Até que você precisa de ajuda, se desespera, chora, perde o controle e ao invés de receber um abraço longo e caloroso de seu novo amigo ganha embrulhado pra presente incompreensão e abandono. E aí?
Aí que você começa a pensar no dia em que você estendeu a mão para essa pessoa. Muita gente diz 'quanto egoísmo! não se deve fazer nada esperando receber algo em troca e bla bla bla' BOBAGEM!
Muitas vezes ajudamos as pessoas focados na situação da pessoa, não pensamos que mais pra frente essa pessoa irá nos ajudar mas quando algo dá errado e você sente que precisa de alguém para permanecer ao seu lado é impossível não pensar nas pessoas que você ajudou. Caramba! Você passou horas ali, conversando, ajudando. Se dedicou, realmente desejou que houvesse um sorriso no rosto da outra pessoa e quando é a sua vez, nada?
Quer dizer que a lei do retorno só funciona com coisas ruins? As pessoas não se preocupam com quem se preocupa com elas? Realmente, não sei dizer.. Muitas coisas podem passar pela cabeça da pessoa que te negou o mínimo de atenção e muitas vezes.. ela não fez por mal.
Claro que algumas pessoas exageram e não contentes em negar ajuda/ouvidos ainda tenta diminuir a dor alheia, dizem que não é nada, não vale nada.; tratam como se não tivesse a mínima importância e realmente, muitas vezes não vale.. mas pra que dizer aquilo daquela forma, naquela hora? Já parou pra pensar que suas prioridades não são as prioridades alheias? Pois é...
Então eu digo, se a lei do retorno existe e tudo volta pra você que voltem as coisas boas também!

3 comentários:

Anônimo disse...

Egoísmo é essencial. ponto.
óbvio que quando tu faz uma boa ação a alguém, tu nao ta pensando naquele momento que a pessoa ta te devendo algo, mas no inconsciente tu ja tem em mente que, a hora que tu precisar, tu vai esperar ajuda daquela pessoa pois acha que a mesma nao terá a coragem de negar ajuda justo pra você. e é aqui que você se dá de cara com a decepção e aprende que, nessa vida, não se pode confiar/esperar muita coisa de ninguém.

Unknown disse...

mas volta.
não necessariamente da mesma forma, mas volta.
as vezes volta de uma maneira tão diferente que você nem associa.

mas a reação pra sua ação existe!

Alexandre Silva disse...

Tem gente que ajuda por ajudar msm. Conheço pessoas assim. Eu só ñ tenho tanta certeza se tudo o que vai acaba voltando msm. Como foi dito, com as coisas ruins acontece com certeza...rsrs. Só me pergunto pq ñ voltou ainda com o Collor...

Abcs
http://falandoprasparedes.blogspot.com