mais um dia, mais uma coisa a ser dita... na verdade não sei bem por onde começar.
Hoje de manhã fui ao dentista, no caminho de volta fiquei observando as coisas como quem vive no Brasil se depara sempre com dois mundos diferentes, como se vivesse em um mundo paralelo com relção aos vizinhos.
Passando pelos Bancários (bairro próximo ao meu) constatei como isso era verdade.
A única divisão entre as pessoas mais bem sucedidas, com mais dinheiro, e as pessoas que lutam para pagar uma faculdade, que lutam dia após dia para continuarem fortes... é uma praça e uma rua.
Como entender essas coisas ? Não sei, sei que a tendência é piorar.
Uma vez me perguntaram: "Por que o Brasil é um país de primeiro mundo?", minha resposta foi simples:
"A maioria dos brasileiros não querem saber de nada, preferem o caminho mais fácil.", eu disse a MAIORIA.
Isso mesmo, é isso que eu acho.
Pare e pense, quantas escolas existem em São Paulo ? Só perto da minha casa (perto mesmo, andando 12, 20 min) existem 5 ou 6. O Estado pode não dar o melhor ensino, mas dá um bom ensino aprende quem está disposto a "perder" seu tempo na escola e revisando a matéria por uma ou duas horas em casa, no ônibus ou aonde quer que seja. Mas as crianças querem isso ? NÃO! As garotas preferem brigar por namoradinhos, por fofoquinhas e os garotos acham que a escola foi feita para ver os amigos e para jogar futebol.
É assim que pensamos no futuro ?
O ponto em questão para mim não é tirar notas altas ou coisas do gênero e sim se interessar em aprender. Pular o muro, cabular aula, jogar baralho na escola, arrumar namorados (ficantes e etc) não é errado, posso dizer que é até saudável para os adolescentes mas ao mesmo tempo que vamos para a escola e queremos fazer tudo isso temos que ter interesse em aprender, força de vontade para conseguir sair do Ensino Médio percebendo que aprendeu algo.
Você agora pode me dizer: "Ah mas o ensino é fraco, ninguém se preocupa com os alunos.", então eu vou contar uma coisa.
Nos EUA (lugar onde muitos brasileiros sonham em estar) o ensino é assim:
No ensino médio o adolescente escolhe as matérias que ele vai estudar. Por exemplo, ele escolhe Biologia, mas não escolhe Química. Estuda as matérias que prefere.. se escolher biologia por exemplo, faz dissecação e etc.
O que eu acho totalmente errado! São raros os adolescentes que sabem qual carreira querem seguir e além do mais, se a pessoa como no meu exemplo acima escolhe biologia e não escolhe química, vai ter dificuldade na faculdade pois vai se deparar com uma matéria chamada Bioquímica que (por experiencia própria) é MUITO difícil.
Então se o ensino no Brasil é bom, pq as crianças e adolescentes não aprendem ? Saem do Ensino Fundamental como semi-analfabetos? Por um dos dois motivos (em alguns casos os dois): Falta de interesse ou falta de motivação.
Existe "uma escola em cada esquina" mas o adolescente não está perocupado em estudar, alguns não podem, mas a maioria não está preocupado com isso essa é a realidade. É fácil colocar a culpa no governo, nos professores, etc, difícil é assumir que seu filho(a) não quer aprender. Vejo isso aqui mesmo na minha casa, meu irmão não se interessa pela escola, muito menos pelo ensino e minha mãe só notou isso no ano passado quando ele repetiu o primeiro colegial. Antes disso, a culpa era dos professores, do ensino público, de todos menos dele. Quando fui com a minha mãe fazer a rematrícula dele na escola todos na secretaria se espantaram em saber que meu irmão (um aluno sempre quieto, que não causava problemas na escola) havia repetido de ano. Oras, não adianta nada ter escolas e não se interessar!
Durante toda a minha vida na escola (e agora na faculdade :) já tive bons professores e péssimos tbm, mas isso nunca foi desculpa para passar de ano sem aprender a matéria! Quando eu trabalhava, relia toda a matéria dada no dia dentro do onibus mesmo e isso me ajudava a fixar a explicação do professor e me dar bem nas provas podendo dividir meu tempo na escola entre amigos e boas notas =]
Claro que não fui uma aluna exemplar no comportamento, alguns professores deram graças aos céus quando eu terminei o terceiro colegial mas em uma coisa todos eles concordam: posso não ter sido a melhor aluna em comportamento (e isso é verdade, eu ja aprontei várias) mas minhas notas sempre foram exemplares, e como dizia a professora Sandra de matemática:
"A´Máyra tem lá suas falhas, gosta de conversar e fazer uma bagunça mas tem uma carreira escolar exemplar"
Então antes de criticar a escola pública, pense nisso certo !?
Hipstore Minecraft Free Download
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário