terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Defeitos, qualidades

Muitas vezes ouvi pessoas dizerem que sou descontrolada, nervosa, estúpida, grossa e muitas outras coisas devido a minha falta de tato para lidar com algumas situações. Hoje acordei pensando nisso, pensando em como eu enfrento algumas coisas e descobri que duas coisas me motivam, a coragem e o medo.
Já perdi as contas de quantos amigos para sempre eu deixei ir sem sequer pedir para que ficassem comigo e não me abandonasse, quantas pessoas maravilhosas simplesmente ignorei para não me apegar sentimentalmente a elas, sendo que tantas vezes elas queriam apenas uma coisa que ainda não sei bem como doar: meu tempo. Realmente, eu poderia ter ficado mais tempo ao lado dessas pessoas se assim quisesse mas não hesitei em abandoná-las quando achei que não me fariam mais falta e isso que digo pode parecer ingrato de minha parte agora, mas vou explicar porque fiz isso.
Me chamam de descontrolada por não ter paciência com coisas que considero besteira, vivo em extremos ou estou muito bem ou muito mal. Meio termo é muito pouco para mim e pouco não me satifaz. Dizem que sou nervosa por dizer as coisas da maneira que vem em minha mente, se não gosto falo e se gosto falo mais ainda sem me preocupar com os possíveis efeitos causados. Sou estúpida e grossa simplesmente por não dar tanta importância ao que as pessoas tem e sim para o que são, gosto de transparência e quando percebo que isso não me é dado realmente, tenho uma leve inclinação para a estupidez, não consigo ser "cheia de dedos" com um assunto e sem fazer cerimônias digo o que precisa ser dito. Até hoje não consigo saber até que ponto isso é bom e até que ponto é ruim, só sei que sou assim e por enquanto não vejo necessidade de mudar.
As pessoas que abandonei queriam meu tempo mas queriam da maneira delas, desejaram muitas vezes que eu abandonasse o que conheço de mim para me enquadrar no padrão de melhor amiga, assim como nos filmes de sessão da tarde. Isso não é possível, não para mim pois tenho um respeito imenso sobre o que sou e como me tornei isso.
Hoje sei porque isso tudo aconteceu.
Por vezes conhecemos pessoas e a afinidade se mostra instantânea e então nos entregamos a elas, mas quando começamos a conhecer alguém de verdade também vemos um lado que nos incomodará. Vemos intermináveis defeitos e manias irritantes, coisas que não aceitaríamos de qualquer um mas como a afinidade se mostra presente tentamos superar isso, passar por cima de todos os defeitos dessa pessoa e ver apenas a qualidade. Acontece que se você não for "forte" o suficiente não suportará e acabará tentando mudar aquilo que não gosta (ou vice-versa), por isso os amigos de verdade são tão raros.
Amamos nossos verdadeiros amigos por amar seus defeitos e não suas qualidades, porque é realmente difícil amar defeitos, amar coisas erradas que vemos em alguém que tem tantas coisas boas e tenho que lhe dizer que gostar de qualidades é extremamente fácil. Todos gostam de conhecer alguém inteligente, divertido, meigo, esperto, afável, mas não param para pensar que essa mesma pessoa pode ser egoísta, estúpido, insensível as vezes e nem sempre conseguem suportar tudo isso. Ou tentam mudar ou abandonam sem deixar rastros, por isso eu abandono as pessoas que querem tanto mudar meus tão queridos (maus) hábitos que me ajudaram a desenvolver minhas qualidades.
E caso você tenha conseguido chegar ao fim desse texto, só recomendo que preserve seus amigos de verdade e aceite mais as pessoas e caso elas não te aceitem... oras, abandone-as.

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo q naum devemos mudar nosso jeito por outras pessoas, temos msm que ser o q somos naum o q as pessoas querem...

Luana Guillande disse...

Esse é um assunto realmente delicado, e sobre o qual muitas pessoas não conseguem estabelecer essa linha de separação e acabam se 'deixando levar' apenas pra satisfazer as amizades, anulando sua própria característica. Não se culpe por ser auto afirmativa e ter consciencia da sua personalidade, pois dessa forma, apenas as pessoas que realmente merecerem seu companheirismo o terão.
Amigos são muito importantes, desde que sejam verdadeiros e respeitem a sua autenticidade.
Palavras bem colocadas, parabéns pelo texto.. beijocas =*

Anônimo disse...

Todos gostam de conhecer alguém inteligente, divertido, meigo, esperto, afável, mas não param para pensar que essa mesma pessoa pode ser egoísta, estúpido, insensível as vezes e nem sempre conseguem suportar tudo isso. [2]
Oi, essa sou eu. :)
Máyra. Na real, eu to sem palavras... lendo esse texto me fez pensar e realizar o quanto eu amo meus amigos, porque sinceramente, em alguns deles tem uns defeitos que eu simplesmente NÃO SUPORTO em qualquer pessoa, mas como são eles... eu aturo quieta. (esses defeitos me irritam diversas vezes e eu ignoro como se não fizesse diferença pra mim, que na verdade faz uma BAITA)
Eu amo meus amigos, de verdade, puta merda.
[abra] ;**********

Lucas Getirana disse...

eu admiro seu jeito e acho interessante. de verdade :)
não sou como voce, desenvolvi a feliz capacidade de não me importar com a maioria dos defeitos dos meus amigos. por sorte tambem nunca me foi imposto um modo de ser em prol de uma amizade verdadeira. belo texto, bjo ;)

Unknown disse...

tudo é transitório, mas ninguém muda por ninguém. no maximo esconde de alguém.
quando uma mudança acontece, vem de dentro e se espalha para todos os campos da personalidade.

acho que o melhor conselho seria "não tenha vergonha de si mesmo".

se não gostarem de como você está no momento.. oras, abandone-os!

;]